No total, 23 municípios do Agreste serão beneficiados. A testagem é considerada fundamental no enfrentamento à pandemia

O deputado federal Fernando Rodolfo (PL/PE) conseguiu em Brasília, a liberação de mais de 100 mil testes de COVID-19. Com a iniciativa do parlamentar, 23 municípios do Agreste pernambucano serão beneficiados. O programa de testagem é considerado fundamental no enfrentamento à pandemia. O modelo utilizado será o RT-PCR, considerado padrão-ouro no diagnóstico. A amostra é coletada via nasal com uma espécie de cotonete, diferentemente dos testes rápidos, que são feitos com amostra sanguínea.

A quantidade destinada para cada cidade é correspondente a 10% do total de habitantes. Os testes serão enviados pelo Ministério da Saúde diretamente para as prefeituras, que devem disponibilizá-lo gratuitamente na rede municipal de saúde. Mas, a prioridade, é para pacientes com sintomas do novo coronavírus. Segundo o Secretário Nacional de Vigilância em Saúde, Arnaldo Correia de Medeiros, em até dez dias o processo burocrático de envio dos kits deve ser concluído.

“Fico muito feliz de ver que o meu trabalho em Brasília tem dado resultados. Se o Agreste não tivesse um representante na capital federal, dificilmente esses municípios seriam contemplados. Principalmente porque o número de casos de infecção têm aumentado consideravelmente no Agreste e a disponibilização dos testes irá contribuir para a elaboração de estratégias que devem ser tomadas pelas gestões municipais”, explica o deputado.